sábado, 4 de fevereiro de 2017

Metas de emagrecimento

De acordo com os parâmetros do IMC, meu peso ideal é abaixo de 76,5 kg, considerando minha altura de 1,75 m. Se eu estava com 123,4 kg no início de janeiro (agora estou com 121,1 kg), isso significa que eu deveria emagrecer 46,9 kg. Perder quarenta e sete quilos é realmente MUITA coisa! Mas essa não é a minha meta de emagrecimento.

Os números do IMC são apenas ideais. É preciso levar em consideração cada tipo físico. E, com apenas 76 kg e não ficaria nada bem. Ficaria magro demais. Minha esposa, que me conheceu muito, muito magro (sete anos antes de começarmos a namorar) afirma categoricamente que não quer que eu fique magro demais, pois eu não fico bem assim.

Além disso, optei pela musculação. Nesse processo, ao longo dos meses, eu devo ganhar massa muscular. E músculo pesa bem mais do que gordura. Nesse caso, o IMC não pode ser aplicado diretamente.

Qual é, então, a minha meta de emagrecimento?

Alteração no estilo de vida

Eis o ponto. A minha meta principal é incluir definitivamente atividade física regular na minha rotina semanas. E, secundariamente, reduzir os excessos na alimentação. Só isso.

Eu preciso de atividade física para perder peso, para melhorar meu fôlego, minha força e minha resistência. A perda de peso vai ocorrer aos poucos como consequência natural disso. Inclusive, a partir de março eu quero incluir um esporte na minha rotina. Estou pensando em corrida ou natação. Mas esse é um assunto para outro post.

Eu quero voltar a usar roupas que ainda tenho, mas que ficaram apertadas nos últimos anos. O quanto isso vai se refletir exatamente na balança é secundário.

Não há um número mágico?

Eu não tenho um número mágico para alcançar na balança como meta final do emagrecimento. Mas vou periodicamente avaliar a situação. Uma marca inicial é a barreira dos 100 kg. Quero retornar a 99 kg e, então, fazer uma reavaliação dos meus objetivos. Com 99 kg, eu ainda estaria 23 kg acima do meu peso ideal pelo IMC. Mas não sei como meu corpo vai estar ao alcançar essa marca. Talvez eu ainda tenha muita gordura a perder. Ou talvez eu já esteja com pouca gordura e muito músculo. Não tenho ideia.

E quanto à comida?

Eu cheguei aos 123 kg por comer demais. Simples assim. Tenho consciência que preciso reduzir bastante os exageros alimentares. Ir menos a rodízios. Comer menos pizzas. Menos burger kings. Etc. Mas eu não quero cair no radicalismo oposto. Eu gosto de comer e vou continuar comendo, mas com uma frequência menor.

Na verdade, eu provavelmente já teria perdido mais peso nessas três semanas se tivesse seguido uma dieta rígida. Mas cometemos (minha esposa e eu) alguns exageros. Algumas vezes não por minha culpa! Mas tudo bem. Estou mudando meus hábitos aos poucos. Aos poucos! Não quero mudar drasticamente a alimentação por cinco dias e depois não aguentar mais e sair comendo como um desesperado por semanas para compensar. Pequenas mudanças que sejam contínuas surgem mais feito a longo prazo.

Por exemplo. Não estou mais tomando refrigerante em casa. Nem compro mais. Troquei por suco de limão ou laranja. A rigor, suco de laranja é mais calórico do que refrigerante zero, mas a questão não é apenas contagem de calorias. Ao sair, às vezes ainda tomo refrigerante, mas algumas vezes eu substituo por suco. Antes, eu sempre tomava refrigerante. Provavelmente, eu nunca irei abolir totalmente o refrigerante assim como outras coisas. Nem quero. Mas vou tomar de maneira bem esporádica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário